carregando
logo

Artigo

Barata anda sobre prateleira do supermercado Guanabara de Vila Isabel, Zona Norte do Rio

access_time chat_bubble_outlineBrasil
FONTE

REPRODUÇÃO - FONTE: O GLOBO.

http://oglobo.globo.com/eu-reporter/supermercado-parcialmente-interditado-em-vila-isabel-3895407

RIO - O supermercado Guanabara da Rua Maxwell, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio, teve os setores de sucos e refrigerantes interditados na sexta-feira (3) após vistoria realizada pela Vigilância Sanitária municipal. O órgão foi ao estabelecimento após receber a foto feita pelo leitor Rodrigo de Faria, que flagrou uma barata andando sobre uma prateleira na quarta-feira (1).

Segundo Faria, “é grande a frequência com que esse tipo de coisa acontece”. No relato enviado ao Eu-Repórter, ele citou outros problemas do estabelecimento:

“Além da má conservação dos alimentos do setor de carnes e congelados, presenciamos a aparição de insetos e ratos, evidenciando a total falta de cuidado e higiene no ambiente de armazenamento das mercadorias e a falta de dedetização periódica no local”, contou o leitor no relato enviado ao Eu-Repórter.

Faria disse também já ter tido “o mesmo tipo de experiência em outros supermercados da região. Alguns deles inclusive foram divulgados no Eu-Repórter há um tempo, e a vigilância sanitária parece ficar passiva diante das situações divulgadas.” 

Como lembrou o leitor, pelo menos três supermercados da área foram visitados e punidos pelo poder público após a publicação de denúncias no Eu-Repórter. Em novembro do ano passado, o hipermercado Extra Boulevard, também em Vila Isabel, foi interditado depois que a Vigilância Sanitária verificou a presença de baratas no estabelecimento, seguindo o alerta dado por um leitor. No mesmo mês, o Extra da Rua Mariz e Barros, na Tijuca, foi multado pelo órgão, cujos técnicos detectaram então a presença de fezes de pombos sobre alimentos expostos para a venda também após o aviso de um leitor. Antes, em julho de 2011, o supermercado Mundial da Praça da Bandeira foi autuado depois que uma leitora filmou um rato circulandosobre a área de laticínios. 

Todo esse histórico e o flagrante feito no supermercado Guanabara levaram Faria a protestar contra uma situação que, a seu ver, não faz distinção entre as empresas do ramo:

“É revoltante ter que pagar caro nas mercadorias e ainda ter que encarar esse tipo de situação de falta de higiene, além da evidência de que nossa saúde realmente não tem valor para os responsáveis pela conservação das mercadorias nestes estabelecimentos.” 

Desde a quarta-feira, a reportagem tenta contato por telefone com o Guanabara, sem sucesso. A Vigilância Sanitária também apreendeu cortes de frangos por temperatura inadequada e falta de embalagem. Os alimentos foram inutilizados. Além disso, o supermercado de Vila Isabel recebeu termos de intimação para limpeza em todos os setores, e desratização geral nos setores interditados e no depósito, onde foram encontradas fezes de roedores. O estabelecimento foi autuado por falta de higiene, presença de insetos e alimentos impróprios para consumo.